top of page
  • Foto do escritorLucas Dadalt

Conheça as principais agências de fomento do país

Atualizado: 18 de abr.

Quais são as principais agências que incentivam a pesquisa no nosso país? Vamos conhecer as principais.

O que são agências de fomento?

Você pode ter ouvido falar muito das agências de fomento, ainda mais se você for estudante, professor ou pesquisador, mas o que são de fato essas agências?

Às agências de fomento são órgãos governamentais e têm o objetivo de financiar pesquisas com auxílios financeiros, para que sejam comprados materiais como equipamentos especiais utilizados para pesquisa, ou materiais de consumo, ou mesmo bolsas para os pesquisadores.

Quem mais recebe esses financiamentos são instituições públicas de ensino, como universidades e também os institutos de pesquisa. E é através desse financiamento que se consegue realizar grande parte das pesquisas, artigos acadêmicos, descobertas científicas que resultam no desenvolvimento do país e do mundo.


FAPESP

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) formalmente criada em 1960 está na lista das maiores agências de fomento do Brasil, ela está ligada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do país.

Seu orçamento é de 1% do total da receita tributária de São Paulo, e utiliza esse orçamento para apoiar a pesquisa, financiar a investigação, financiar intercâmbios e também a divulgação da ciência e tecnologia gerada no estado de São Paulo.

A FAPESP atende as pesquisas de todas as áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Letras e Artes Engenharias, Ciência Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística.

Além disso, existem três linhas de financiamento: Programas Especiais que buscam induzir o desenvolvimento de pesquisas, a Linha Regular que atende à demanda espontânea dos estudantes e a linha de Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica que apoia às pesquisas que têm o potencial de desenvolver novas tecnologias.


CNPq

Desde 1951 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma fundação pública que está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Seu principal objetivo é o fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, além da promoção da formação dos recursos humanos que estão qualificados para a pesquisa.

O CNPq atende a todas as áreas do conhecimento, e é essencial para que ocorra o desenvolvimento do país e o reconhecimento da pesquisa e dos pesquisadores brasileiros pela comunidade científica.


CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação possui papel essencial para que seja realizada a expansão da pós-graduação, o mestrado e o doutorado.

Avaliação da pós-graduação stricto sensu;

Essa avaliação tem o objetivo de manter a qualidade e excelência dos programas de mestrado e doutorado do país e ela acontece periodicamente.

Acesso e divulgação da produção científica;

Para melhorar o acesso à produção científica pelos brasileiros a CAPES criou um portal onde são compartilhados periódicos internacionais.

Investimentos na formação de recursos humanos de alto nível, no país e exterior;

Concessão de bolsas para os estudantes de mestrado e doutorado.

Promoção da cooperação científica internacional;

Criação de projetos em conjunto de brasileiros e estrangeiros.

Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

Oferta de cursos de licenciatura e projetos no campo da educação básica para o desenvolvimento de inovações no campo da educação básica.


Finep

A Financiadora de Estudos e Projetos é a secretária-executiva do FNDCT, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é de natureza contábil e financeira, criado em 1969 seu objetivo é financiar inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país com objetivo de promover seu desenvolvimento econômico e social. Nesse cenário a Finep se responsabiliza pelas atividades administrativas, financeiras, orçamentárias e contábeis do FNDCT.


23 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page