top of page
  • Foto do escritorBárbara Luksevicius

MACBOOK compensa? Vantagens e desvantagens

Atualizado: 29 de jan.

Descubra quais as vantagens e desvantagens de um dos notebooks mais queridinhos do mercado. Comprar o Macbook compensa? Qual a diferença entre suas versões? Saiba mais detalhes antes de investir em um novo notebook.



Desde o seu lançamento, a Apple, dona dos famosos Iphones e Macbooks tem sido sinônimo de produtos de qualidade e clientes fiéis. Mas infelizmente, seus produtos não são para todos. Basta fazer uma rápida busca para perceber que os notebooks da marca possuem preços bem elevados, principalmente quando comparados à outras grandes empresas que utilizam o sistema Windows. No Brasil, o Macbook mais simples tende a custar em média 10 mil reais.

E afinal de contas, será que vale a pena investir tanto assim?

Se você tem interesse em adquirir um Macbook, porém está inseguro quanto ao investimento, continue lendo para saber as vantagens e desvantagens dos notebooks da Apple.


Quais são as vantagens do Macbook?


  1. Sistema operacional – diferentemente da maioria dos computadores no mercado, o Macbook opera com o sistema da Apple também conhecido como OS X. Com um processador de alto rendimento e excelente placa de vídeo, ele proporciona um ótimo desempenho para os notebooks da marca, além de garantir uma impressionante qualidade de vídeo, sendo considerado melhor que muitos notebooks com tela full HD no mercado. No começo, muitas pessoas estranham o sistema por ter um funcionamento diferente do Windows, porém com o tempo, se acostumam.

  2. Design elegante e funcional – a Apple sempre teve um cuidado especial com o design de seus produtos para que oferecessem elegância, sem perder sua funcionalidade. Sendo assim, os notebooks foram pensados para atender o conforto e a praticidade de seus usuários com um design elegante e minimalista.

  3. Ecossistema – se você possui outros produtos da Apple, adquirir um Macbook pode fazer uma grande diferença. Com os dispositivos integrados, é possível acessar seus conteúdos em ambos os aparelhos, otimizando a sua utilização. Desta forma, você não precisa se preocupar em transferir arquivos. Tudo está acessível graças à integração na nuvem do icloud, disponível em todos os aparelhos associados a conta.

  4. Softwares – alguns produtos são exclusivos para Macbook, o que pode ser decisivo na hora de decidir entre um produto da Apple ou Windows. No entanto, vale destacar que hoje em dia, a maioria dos softwares já possuem versões para ambos os modos operacionais. De qualquer forma, caso trabalhe com algum software em específico, certifique-se de confirmar em quais sistemas operacionais ele está disponível. Apesar da Apple ser reconhecida como um aparelho essencial para aqueles que trabalham com multimídia, hoje em dia, muitos programas profissionais de ótima qualidade são criados para Windows.

  5. Menos vírus – a Apple também é conhecida pela rigidez do seu sistema operacional. Existem menos vírus criados para o OS X e seu sistema necessita rodar muito menos programas para funcionar, o que otimiza o rendimento da máquina e torna a qualidade de navegação muito melhor.

  6. Serviço ao cliente – outro quesito sempre destacado pela legião de clientes fiéis à Apple é o atendimento. Com produtos pensados para garantir o conforto e a segurança aos seus compradores, possui um excelente suporte técnico. Seu selo de qualidade passa não só pelos são produtos, como também por toda a equipe que atende nas lojas, nos serviços de garantia e outros.

  7. Acessórios – também são disponibilizados diversos itens adicionais compatíveis com o Macbook e produzidos pela própria Apple que tornam o rendimento de seus dispositivos muito mais funcionais e práticos.



Quais as desvantagens do Macbook em relação ao Windows?


  1. Pouca variedade – com relação ao sistema operacional da Windows existe uma variação bem menor de aparelhos e produtos disponíveis no mercado. Por ser produzido exclusivamente pela Apple, sua variedade é bem menor.

  2. Custo elevado – o Macbook possui um valor bastante elevado de compra quando comparado à demais dispositivos do concorrente. O modelo básico pode ser encontrado em torno de 10 mil reais, enquanto modelos mais profissionais custam ainda mais caro. Certamente, este é um fator que pesa para a maioria das pessoas na hora de decidir a respeito de qual notebook comprar.

  3. Sistema operacional – aqui vale destacar que é um fator muito pessoal. Para usuários antigos do Windows pode ser um pouco difícil se acostumar com o formato do Macbook. Outro fator importante é que os produtos da Apple só rodam softwares disponíveis para OS X. Sendo assim, caso utilize algum programa em específico, certifique-se que esteja disponível para OS X.




Qual a diferença entre Macbook Pro e Macbook Air?


Como citado anteriormente, a variedade de produtos da Apple com relação à notebook é pequena. Estão disponíveis basicamente dois modelos com diferentes tamanhos: o Macbook Air e o MacBook Pro.

A principal diferença entre o MacBook Air e o Macbook Bro é o seu sistema de ventilação e consequentemente desempenho.

O Macbook Air é conhecido por ser um excelente notebook portátil, sendo mais leve e silencioso já que não possui ventoinha. Ele é recomendado para a realização de tarefas diárias que não requerem muito tempo de uso, uma vez que não possui sistema para superaquecimento.

Já o MacBook Pro é indicado para aqueles que necessitam realizar atividades mais complexas e que requerem maior desempenho e tempo de uso do dispositivo. Com diferentes tamanhos de tela disponíveis no mercado, é possível encontrar aquele que se adapte melhor as suas necessidades. Naturalmente são mais pesados e maiores que a linha Air, no entanto, possuem a ventoinha que contribui para um rendimento de maior qualidade quando utilizado por mais tempo.

De toda forma, ambos os modelos apresentam alto rendimento de uso com o chip M2, uma tecnologia que auxilia a reduzir o consumo de energia, além de economizar espaço interno no notebook.


Conclusão: vale a pena investir em um Macbook?


Com todas as vantagens e desvantagens do Macbook destacadas, cabe ao usuário decidir quais são suas demandas e quais opções se adequam melhor às suas necessidades e, também, ao seu orçamento.

Comprovadamente os produtos da Apple possuem uma excelente qualidade. Porém, é importante levar em consideração os tópicos descritos acima, como ecossistema, portabilidade, softwares e sistema operacional. Uma boa dica é testar o sistema OS X antes de comprar, garantindo assim que irá se adaptar ao sistema operacional do Macbook.


504 visualizações0 comentário

Komentáře


Post: Blog2_Post
bottom of page