top of page
  • Foto do escritorLucas Dadalt

As maiores universidades do Brasil conforme o ranking THE

Atualizado: 18 de abr.

Quando você tem o sonho de entrar em um curso de ensino superior, talvez a escolha mais importante, depois de saber o curso em si, é escolher em qual universidade você quer fazer parte e se tornar um aluno de graduação.

Assim, para ajudar nessa escolha, que sabemos que é difícil, vamos demonstrar hoje quais as maiores e mais conceituadas universidades do Brasil, em que, qualquer um desses lugares que você estiver, estará bem encaminhado.

Com isso, será utilizado os últimos dados do ranking internacional mais bem conceituado nesse assunto, sendo ele o Times Higher Education latino-america, ou simplesmente o ranking (THE).

Desse modo, vamos demonstrar as sete maiores universidades do Brasil segundo o maior ranking da área para que você comece a sonhar alto e escolha a melhor faculdade segundo a sua realidade.

Portanto, fique com a gente até o final e descubra quais as maiores universidades do Brasil. Ademais, caso o conteúdo te ajudar na escolha de alguma forma, compartilhe com seus amigos e familiares, porque conhecimento nunca é demais.


A metodologia do ranking THE

Antes de demonstrar quais são os nomes das universidades, vamos entender o que é levado em conta para chegar a essa fórmula, quase mágica, de dar pontos e colocações e universidades distintas, pois pensando bem, é uma tarefa difícil.

Destarte, o ranking THE é dividido em cinco grandes áreas, sendo elas: pesquisa, ensino, citações bibliográficas, perspectivas internacionais e, por fim, a renda gerada dentro da universidade pela criação de tecnologias inovadoras.

Com isso, agora você tem uma ideia geral de como é a metodologia feita pelo ranking mais conceituado do assunto, ademais, percebe que é englobado os pontos principais que devem ser levados em consideração dentro de uma universidade.

Desses pontos, é priorizado as pesquisas e citações acadêmicas, que geram a inovação dentro do ambiente acadêmico, além de demonstrar a renda gerada, pois entra na ideia de que, quanto mais renda gerada dentro da universidade por meio da tecnologia, melhor ela é e expande seus conhecimentos realizados por seus alunos.

Portanto, depois de entender tudo o que deveria, agora vamos de fato as maiores universidades do Brasil.


Ranking das maiores universidades

Como era de se esperar, a que ficou em primeiro lugar disparado é a Universidade de São Paulo (USP) sendo ela um norte para todo o ensino superior do país em que as demais devem se espelhar. Nessa linha, as outras são:

  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),

  • Universidade Estadual Paulista (UNESP),

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e

  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Essa é a lista, respectivamente, das sete maiores universidades do Brasil e cada uma delas tem as suas particularidades para contemplarem esse ranking.

Assim, a UFRGS teve um destaque muito importante nos últimos anos em construção de incubadoras por meio de startups, o que barateou muito o custo de produção desse item essencial a saúde.

Seguindo, a Unifesp se destacou por seus professores e por políticas de intercâmbios entre os graduados de seus cursos.

Portanto, agora que você já sabe quais são as maiores universidades do Brasil, sonhe mais alto, faça pesquisas específicas sobre cada uma delas para entender melhor seu funcionamento e muda o seu futuro por meio da educação.

23 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page