top of page
  • Foto do escritorLucas Dadalt

SISU 2024: a porta de entrada para as universidades do Brasil

Pensado em 2009, o SISU já vigora desde 2010 e segue sendo a maior alternativa para ingresso às universidades estaduais, federais e, inclusive, algumas faculdades particulares por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).O SISU 2024 tem recorde de vagas ofertadas.


Como o SISU funciona e como ele foi criado

Idealizado em 2009 pelo então ministro da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) entrou em vigor no ano seguinte, 2010, sistematizando, de forma totalmente digital, o acesso a cursos e universidades dos interessados em cursar o ensino superior.

Nesse mesmo ano em que o SISU passou a funcionar, os juros do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) caíram quase 3%, além de outras flexibilizações como aumento de intervalo entre ser contemplado e iniciar o pagamento, que passou pra dezoito meses, até o prazo máximo para encerrar a dívida de Financiamento com o governo – que aumentou em três vezes.

Ou seja, nesse mesmo período e governo em que o SISU foi criado, outras políticas passaram a existir com o intuito de democratizar cada vez mais o acesso à educação, permitindo que jovens de baixa renda também pudessem cursar uma universidade de qualidade.

Além dessas providências, outras, como a criação de Institutos Federais e o aumento de vagas, também contribuíram com esse objetivo do governo.Foi a partir do surgimento do SISU também que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganhou mais importância até chegar hoje a ser a maior porta de entrada para universidades de todo o país


Crescimento do programa e ampliação de vagas disponibilizadas pelo SISU

Na primeira vez em que o SISU foi aberto, para as vagas do primeiro semestre de 2010, foram ofertadas mais de 45 mil vagas em universidades públicas do Brasil inteiro.

Gradativamente o programa foi crescendo e em 2022 foram mais de 220 mil vagas para ingresso nas universidades do país, sendo que mais de 80% eram vagas para universidades federais.

Para esse ano, o programa conta com uma novidade e vai ser a primeira vez em que ele será aberto apenas no começo do ano. o SISU 2024 conta com 264.360 vagas, em mais de cento e vinte e cinco instituições de educação superior.

A UFRJ é a campeã de vagas, com mais de 9 mil. Outras grandes universidades, como UFSCar e UFSC, oferecem, respectivamente, 2.917 e 1926.


UFRJ - Praia Vermelha
UFRJ - Praia Vermelha

Como participar e como se dá o Sistema de Seleção Unificada 

Seguindo com o propósito de democratizar o acesso às universidades, participar do SISU é muito fácil, basta ter realizado o Enem no ano anterior, ter atingido um mínimo de 450 pontos e não ter zerado na prova de redação.

Durante todo o período em que o Sistema fica aberto para as inscrições, o candidato pode (e deve) acompanhar as notas de cortes do curso e da universidade pretendidos, assim consegue ampliar suas chances de conseguir uma boa classificação.

Até o último dia as notas seguem flutuando conforme as inscrições e desempenhos dos inscritos e o candidato pode alterar seu curso ou a instituição almejada quantas vezes quiser, sendo válida aqueles indicadores que estiverem selecionados no momento em que o Sistema fecha.

O SISU oferece ao candidato duas opções de escolha de curso e universidade e classifica a primeira escolha como prioridade. Sendo assim, caso o aluno consiga pontuação suficiente para a nota de corte de sua primeira opção ele será automaticamente desclassificado da segunda concorrência.

O mesmo também vale caso ele não alcance nota na primeira opção: a segunda passa a ser a prioridade para o Sistema.De acordo com a Lei n° 12.711/2012, o Sistema também considera a política de cotas para renda e raça.


Informações sobre o SISU 2024

Nessa edição, as notas foram divulgadas em 16 de janeiro e o período de inscrições vai de 22 a 25 desse mesmo mês, sendo válidas, portanto, e conforme falado anteriormente, as opções que estiverem marcadas em 25 de janeiro às 23h59.

Uma dica importante pra quem está concorrendo a uma vaga é fazer esse monitoramento no site do Inep a cada madrugada.

Para esse ano, o sistema de cotas também sofreu alteração e funcionará da seguinte forma: os alunos todos farão parte da ampla concorrência e só concorrerão à política pública aqueles que não atingirem a nota de ampla concorrência e estiverem inscritos num dos critérios de renda e raça.

Os resultados saem em 30 de janeiro e a matrícula deve ser realizada até o dia sete de fevereiro.


Aplicativo do SISU 2024

Outra novidade desse ano é o aplicativo do SISU, que está disponível para Android, Windows Phone e Apple. Através dele o candidato pode acompanhar o cronograma do Sisu, acessar informações, listas e receber atualizações de notas de corte.


Chamada única e lista de espera

Em anos anteriores o SISU contava com duas chamadas de matrícula, mas esse ano será uma única chamada em que os candidatos podem ser selecionados para uma de suas opções de curso.

Uma vez chamados, não integram a lista de espera.A lista de espera, no entanto, é formada por aqueles que não foram selecionados, mas se restringe à primeira opção. Para isso, o candidato, no momento certo, deve acessar seu boletim e confirmar seu interesse para só então ser colocado na lista de espera.

Nesse caso, a própria instituição de ensino se responsabiliza por entrar em contato com o estudante.


SISU, Fies e Educa Mais Brasil

Os dois primeiros programas de educação são governamentais e têm por objetivo ampliar o acesso e inclusão de pessoas ao processo educacional e à formação em Ensino Superior, mas uma diferença importante entre eles é que o Fies trata-se de um Fundo de Financiamento Estudantil, ou seja, oferece financiamento a alunos de cursos superiores privados, desde que com uma boa avaliação do MEC.

O Educa Mais Brasil, por sua vez, concede bolsas de até 70% e é um programa privado. São mais de 650 cursos disponíveis e as instituições participantes e informações importantes é possível encontrar no site www.educamaisbrasil.com.br.

5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page