top of page
  • Foto do escritorLucas Dadalt

Conheça qual é a grande diferença entre orçamento e cotação

Atualizado: há 2 dias

Provavelmente você não sabe que cotação e orçamento são coisas completamente diferentes. Apesar de ambos serem usados em conversas sobre comércio e compras, não possuem o mesmo significado. E muita gente usa um desses termos no lugar do outro.

É muito importante saber diferenciar ambos os termos, principalmente quando estamos falando de cotação e orçamento dentro do mundo corporativo. Podemos dizer que estes termos são complementares, sendo necessários para manter uma empresa funcionando e em desenvolvimento constante. Veja a seguir a diferença entre esses termos, quando e como usá-los.


Diferenças entre cotação e orçamento

Enquanto o orçamento é a previsão do valor que você pode ou pretende gastar com determinado produto ou serviço, a cotação envolve o processo no qual você busca melhores preços e qualidade destes, por isso é bem comum confundi-los.

Assim, são termos complementares no mundo corporativo, visto que para você realizar uma cotação de determinado produto, precisará ter estabelecido o capital que está disponível para a compra deste.


Quando você deve usar o termo cotação

Com a explicação acima já dá para ter uma ideia da diferença entre os termos cotação e orçamento. Porém, caso ainda esteja muito abstrato, veja o seguinte exemplo do uso do termo cotação.

A palavra cotação vem do verbo cotar, que derivado do latim, significa a ação de estabelecer um preço para determinado produto. Por exemplo, você pretende realizar a compra de um novo aparelho de celular, assim, em busca de economizar e comprar o aparelho com as características que você deseja, você procura o determinado celular na internet e em lojas físicas.

Para ter maior controle dos preços do celular em cada loja, você cria uma lista com o nome da loja e o valor que está sendo vendido o modelo de celular que você procura. Essa procura é a cotação. Você procurou o melhor preço pelo produto que queria comprar em diversas lojas.


Quando você deve usar o termo orçamento

Já a palavra orçamento vem do verbo orçar, que significa avaliar ou calcular o custo aproximado de determinado produto ou serviço. Ainda seguindo o exemplo da compra do aparelho celular, anteriormente a busca pelo melhor preço, você conversou com alguns amigos que já possuem o mesmo aparelho e perguntou a eles a respeito do preço que eles pagaram.

Além disso, você avalia suas economias e determina que para esta compra você pode gastar um valor X, que se aproxima do valor informado por seus amigos quanto ao custo do celular. Ao fazer isto, você está determinando o seu orçamento, ou seja, o valor disponível para comprar o celular que você deseja.


Como fazer cotações eficientes

Apenas buscar por preços de um produto esporadicamente pode não ser suficiente para encontrar o melhor valor, visto que a finalidade da cotação e compra determinado produto pelo menor preço disponível.

Assim, existem estratégias que podem facilitar no momento de realizar uma cotação. A primeira delas é procurar, no mínimo, três locais para compras diferentes, assim você consegue estudar o mercado de vendas do produto que você deseja. Ademais, sempre tente negociar o valor, e não aceite a primeira oferta. Dessa forma você garante maiores descontos ou encontra os melhores preços.

Se você trabalha em empresas e está constantemente realizando cotações e compras de produtos e serviços, nunca se torne dependente de um único fornecedor, visto que isso pode encarecer o seu orçamento. Busque o melhor fornecedor disponível para o que você precisa, apesar de ser um trabalho complexo, ao final valerá a pena.


1.678 visualizações0 comentário

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page